quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Com a palavra, o Castelão!


DIA HISTÓRICO
Admirável estádio novo


No mesmo lugar que presenciou boa parte dos grandes eventos da cidade nos últimos 40 anos, ressurge, neste domingo, um gigante renovado. Com uma roupagem ´high-tech´ e padrão europeu, nasce um novo Castelão, o primeiro dos 12 estádios que receberão a Copa do Mundo em 2014.
















CERIMÔNIA
Gigante prestes a acordar

Com a presença da presidente Dilma Rousseff, Castelão será reaberto hoje com show de Raimundo Fagner


Dois anos depois do início da reforma, Castelão está pronto para receber eventos Foto: Waleska Santiago

Desde a assinatura da Ordem de Serviço da reforma e ampliação do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, em 13 de dezembro de 2010, foram-se dois anos e três dias. De lá para cá, o velho Gigante da Boa Vista passou por diversas transformações e, hoje, será reaberto ao público cearense. Às 17h30 deste domingo, será inaugurada uma nova era para o esporte do Estado, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

Com status de arena multiuso - com shopping, cinema, espaço cultural e uma área externa de 55.000 m² -, o Castelão é a primeira das 12 arenas brasileiras que receberão a Copa do Mundo de 2014 a ser concluída.


A presidente Dilma Rousseff será convidada de honra na festa de inauguração do novo Castelão, aberto poucos dias antes da arena Mineirão FOTO: REUTERS

Mudanças

Após a reforma, a praça esportiva teve a sua capacidade de público ampliada de 58.000 para 67.000 pessoas. Além disso, o campo foi rebaixado em quatro metros para que a distância entre a arquibancada e o gramado fosse diminuída para 10 metros.

"O Castelão foi uma aposta que fizemos no sentido de termos o maior e mais bem equipado estádio da região. Todos os outros estados do Norte e Nordeste optaram por praças esportivas com uma faixa de 40 a 45 mil expectadores. Já nós apostamos em ampliar a já elevada quantidade de assentos", lembra o governador Cid Gomes.

A arena cearense será inaugurada cinco dias antes da inauguração da Arena Mineirão, que será a segunda a ser entregue para a Copa das Confederações. "Com a abertura do Castelão, nós estamos iniciando a fase de inaugurações das obras das arenas da Copa. Fortaleza serve de exemplo para as demais cidades-sedes, pelo empenho em concluir sua arena em tempo hábil e pela qualidade dos trabalhos", afirma Joel Benin, assessor da Coordenação dos Grandes Eventos do Ministério do Esporte.

Para contemplar o reencontro entre os cearenses e o estádio Castelão, o cantor cearense Raimundo Fagner fará um show gratuito na praça do estádio. "Além disso, o público que se fizer presente terá a oportunidade de fazer uma visita guiada ao lado interno da praça esportiva, onde poderão tirar fotos e ver pessoalmente como ficou a reforma", acrescenta o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa.

Entre as novidades que poderão ser conferidas de perto pelos cearenses, estão os dois telões de LED de 550 polegadas, o prédio central e o novo gramado do estádio. "Esse equipamento não servirá somente para a realizações de jogos. Queremos que o Castelão seja um espaço do cotidiano da população, com o uso do seu estacionamento coberto, das lojas, do cinema, enfim, que possamos ter o retorno de todo o investimento que foi dedicado a essa obra", conclui Cid Gomes.


Trânsito e policiamento terão esquema reformado para evento

Na festa de apresentação da nova arena, que contará também com a presença do governador do Estado Cid Gomes e do ministro do Esporte Aldo Rebelo, entre outras autoridades, o público que comparecer irá deparar-se com um canteiro de obras, que ainda cerca a praça esportiva. São as obras de mobilidade urbana tocadas pela Prefeitura de Fortaleza e que acarretará em alguns desvios no percurso de acesso ao estádio.

"Trabalhamos com empenho para concluir a alça que circunda a metade oeste do estádio (que passa pelas avenidas Paulino Rocha, Alberto Craveiro e Contorno). Procuramos padronizar as calçadas, os meios-fios, além de pavimentar toda a área e, assim, garantir a segurança e o acesso do público ao evento", prometeu Daniel Lustosa, coordenador do Transfor.

Para o evento, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) irá disponibilizar um efetivo de 50 agentes, que serão distribuídos em 16 postos fixos. As pessoas que forem até o evento de carro, deverão estacionar seus automóveis na Avenida Juscelino Kubitschek. Já o acesso ao palco onde acontecerá a cerimônia de abertura e o show será feito pela Paulino Rocha.

Para aqueles que optarem pelo transporte público, a Etufor colocará uma frota de 48 ônibus extras nos sete terminais da Capital, a partir das 15 horas. Ao todo, 11 linhas de transporte coletivo contemplarão o entorno da praça esportiva.

Segundo Lustosa, o fato de os arredores da arena encontrarem-se em obras não preocupa quanto a segurança das 20 mil pessoas que são aguardadas para o evento inaugural de logo mais. "Nós temos um esquema operacional montado e vamos ter de conviver com as obras e o equipamento já funcionando. Mas nós continuaremos buscamos a melhor forma de amenizar os transtornos para a população".

Segurança

A Polícia Militar irá dispor de um efetivo de 1.000 homens, que irão trabalhar nas proximidades do estádio desde o começo da tarde, em pouco mais de 20 viaturas, motocicletas e uma aeronave do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas).

ÍKARA RODRIGUES
REPÓRTER



Continua...

Fonte: 
Jogada - Diário do Nordeste (16/12/2012)
ESPECIAL CASTELÃO

Nenhum comentário:

Busca