segunda-feira, 8 de abril de 2013

7 (+1) frases para simplificar o Plano de Marketing

Por Raúl Candeloro

Jay Conrad Levinson foi um dos grandes pensadores do Marketing do século XX. Deixou de escrever recentemente, mas tudo que criou continua interessante e relevante. Qualquer livro da série Marketing de Guerrilha que você ler lhe dará pelo menos umas 10 ideias excelentes, rápidas, práticas, sobre como aumentar suas vendas ou divulgar sua empresa, seus produtos e/ou seus serviços.

Outro grande talento de Levinson foi o de resumir e facilitar coisas que muita gente tem a tendência de complicar. Por exemplo, ele defende que toda empresa tenha sua estratégia de marketing claramente definida num simples plano de Marketing, para qualquer ação que se planeje realizar, e que isso pode ser feito com apenas 7 frases.

  • A primeira frase define o ato físico que queremos motivar através da ação de marketing.
  • A segunda frase define o benefício principal da sua proposta.
  • A terceira frase define claramente o público-alvo.
  • A quarta frase define as ferramentas/mídias que você planeja utilizar para comunicar-se com esse público-alvo.
  • Na quinta frase você define seus diferenciais e sua PUV, Proposta Única de Valor.
  • Na sexta frase você define o Posicionamento da sua empresa.
  • Na sétima frase você define o orçamento da ação em $$$.
  • Se eu pudesse incluir um oitavo item nesta lista, eu definiria na oitava frase a meta prevista para ação (clientes/número de vendas ou negócios realizados/faturamento em $$$).


Se todas as ações de marketing dentro de uma empresa seguissem esse modelo simples, certamente teriam resultados muito mais consistentes.

Trabalhar desta maneira organizada permite também montar um histórico de campanhas, algo muito interessante e que poucas empresas fazem corretamente também.

A melhor forma de transformar isto numa ferramenta prática é criando um documento simples, numa folha A4, com os 8 campos a serem preenchidos, e tornar um hábito/rotina que toda campanha/ação de marketing preencha, antes de mais nada, este plano de Marketing.

E por falar em hábitos/rotinas, na semana passada fechei os dois grupos que estão fazendo o trabalho do Metas: Desafio dos 30 Dias junto comigo. Muitas coisas interessantes, muitos avanços, muita discussão e reflexão sobre nossos hábitos e como eles influenciam a produtividade.

Falarei mais sobre isso em breve, por que claramente muita gente precisa de ajuda para ter mais foco e energia nas suas prioridades, aumentando sua produtividade e, principalmente, o controle sobre sua vida.

Assunto com certeza para as próximas e-zines VendaMais.

Abraço, boas vendas e uma boa semana para você,

Raúl Candeloro

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