quarta-feira, 15 de maio de 2013

Jipe da TAC Motors feito em Sobral em detalhes

STARK

Veículo de Santa Catarina tem linha de montagem no norte do Ceará e já acelera para terceiro lote

O Stark 4x4 Diesel fabricado em Sobral já teve seu segundo lote, com 21 unidades, distribuído e deverá abastecer os mercados de Fortaleza, Natal, João Pessoa e Salvador.

O off-road 100% brasileiro Stark tem como principais características a tração e a suspensão independente nas quatro rodas. É o único com oito amortecedores (dois em cada roda), os freios a disco ventilados nas quatro rodas, o moderno chassi tubular feito em aço carbono de alta resistência e a direção hidráulica, entre outros itens de série. O modelo é vendido por R$ 98.780,00.

Seu motor F1A 2.3 L, 16 V, Turbo Diesel Intercooler, é fabricado pela Fiat Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina, também conhecido como Motor Multijet Economy. Arrojado, versátil e, segundo a TAC Motors, muito econômico, possui um desempenho surpreendente tanto nos terrenos difíceis quanto no asfalto. Seu projeto foi pensado em todos os detalhes: segurança, dirigibilidade, conforto, força, design. O veículo foi levado ao extremo em todos os sentidos, em testes que abrangeram diversos tipos de terrenos.

O propulsor possui 4 cilindros, common-rail e injeção direta. Potência de 127 cv a 3.600 rpm, torque de 320 Nm a 1.800 rpm. Outro destaque é a relação torque x peso do Stark, superior a maior parte dos motores 3.0 L disponíveis no mercado.

Suas suspensões dianteira e traseira são independentes, permitindo que as rodas permaneçam em contato direto com o solo mesmo em terrenos com severas irregularidades. O curso na suspensão dianteira é de 160mm, já na traseira é 180mm.

O Stark possui também altura livre do solo de 260 mm. Já os freios são hidráulicos nas quatro rodas, servoacionados e dois circuitos em diagonal. A direção é hidráulica, do tipo pinhão e cremalheira. O tanque chega até a 70 litros. Seu comprimento é de 4.038 mm, largura 1.884 mm e sua altura total: 1.865 mm.

Com espaço para quatro lugares, sua carroceria é formada por painéis de material composto e plástico de engenharia. Por utilizar o processo Resin Transfer Molding (RTM) em material composto com resina reforçada com fibra de vidro, proporciona bom acabamento, repetibilidade de processos, leveza e resistência total à corrosão.

Utiliza ainda painéis de carroceria (capô, para-choques e para-lamas) em termoplástico ABS de alto impacto garantindo durabilidade e flexibilidade ao veículo.

Nesse ano, o Stark foi o veículo oficial dos profissionais da imprensa que cobriram o Piocerá desde o dia 22 de janeiro. Foram 1.000 quilômetros de percurso e o lançamento do carro no Rally.

A TAC Motors tem uma rede de 30 revendedores, presentes no País. Com a instalação do parque fabril na cidade, um dos interesses por parte da administração é atrair para o município os seus fornecedores em Santa Catarina, principalmente os da área de produção de plásticos e resinas.


Produção

Cenas do nascimento de um veículo

Indústria e linha de montagem na cidade de Sobral conta com 130 funcionários, com previsão inicial de montagem de 10 a 11 carros por semana; com o crescimento está previsto o aumento de 20 a 30 por semana, para concessionárias no Brasil e também exportação

Ficha Técnica

Motor: 2.3 L, 16 V, Turbo Diesel, 4 cilindros
Potência: 127 cv a 3.600 rpm
Torque: 320 Nm a 1.800 rpm
Transmissão: Manual, cinco velocidades
Direção: hidráulica
Preço: R$ 98.780,00
Capacidade: 4 lugares
Fabricação: Sobral (CE)
Origem da marca tac motors: Santa Catarina
Número de concessionárias no Brasil: 30

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