quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Acesu apostará no supermercadista local

SEVERINO NETO
Diário do Nordeste

O presidente dos Mercadinhos São Luiz investe na qualidade de conhecimento do perfil do cliente cearense

"Neste ano de 2012 foram muitas as aberturas de loja e um aumento da concorrência feroz. Os supermercados locais tem se saído muito bem, diante das multinacionais que têm se instalado. Esse destaque vem do conhecimento do cliente, por conta da proximidade.


No comando da Acesu em 2013, Neto diz que serão feitas várias parcerias Foto: Divulgação

A partir de 1º de janeiro de 2013 estarei como presidente da Acesu (Associação Cearense de Supermercados) e a minha intenção é fortalecer o setor supermercadista no Ceará, com a colaboração dos associados e dos diretores. Estamos nos organizando para isso, com um projeto e um planejamento que será elaborado. O primeiro passo é renovar e essa é a palavra que vamos seguir. Renovação e foco na qualidade, fazendo parceria com todos, especialmente com os nossos fornecedores.

Limitações

Hoje, o setor tem uma série de dificuldades de logística e operação. A ideia é clarear bem as operações de parceria com órgãos reguladores do setor e com tudo aquilo que leve o melhor serviço para o cliente e continue dado destaque ao supermercadista cearense. Para os Mercadinhos São Luiz, o ano de 2012 foi super positivo. Foi um ano de muito trabalho onde a gente qualificou tremendamente nossas lojas. Reformamos duas lojas grandes, uma na Av. Oliveira Paiva e outra em Juazeiro do Norte. Estamos a nível de qualquer supermercado do País com lojas super capazes e equipadas - e continuaremos com esse processo de qualificação no próximo ano. Vamos começar 2013 com a reabertura da loja da Praia de Iracema, organizando, contando com novos equipamento.

Teremos todos os serviços necessários para o que está sendo exigindo, atualmente, pelo mercado - com lojas realmente modernas e diferenciadas. Também vamos abrir outra loja na Avenida Santos Dumont, iniciaremos construção de um centro de distribuição e faremos uma reforma na unidade localizada na Avenida Virgílio Távora.

Aprimoramento

Além das ações constantes de qualificação, estamos sempre nos aprimorando com foco no nosso cliente. Conquistamos um posto de destaque no setor voltado para a qualidade e continuaremos com esse foco mais do que nunca, sem esquecer da variedade e do preço - competitivo como sempre foi," observa Severino Neto.

2013 marcará a sexta expansão do Iguatemi

"Em 2012, comemoramos os 30 anos do Iguatemi. Foi um ano marcante na história do Shopping e na sua relação com a população de Fortaleza porque o empreendimento se consolidou como destino de compras e de encontro do fortalezense, devido seu mix de lojas e a diversidade de opções que atendem a todas as classes sociais. Isso fortaleceu a sua posição de líder no mercado regional e ampliou o seu processo de participação no crescimento da economia.

Ilia Freitas Alencar, diretora-presidente da Jereissati Centros Comerciais, diz que ampliação do Shopping Iguatemi trará um mix cuidadoso de lojas Foto: Alex Costa

Balanço

Ao fazer um balanço do ano, constatamos que 2012 para o Iguatemi foi muito positivo. Estivemos 100% locados e nossa clientela continua nos prestigiando como faz durante essas três décadas. Para fechar a comemoração dos 30 anos estamos sorteando um prêmio bastante especial, que é o automóvel Mercedes-Benz conversível modelo SLK-250, que é um presente para nossos clientes.

Para 2013, teremos novos e importantes desafios, como o início da operação do túnel de acesso pela Avenida Washington Soares. Esta importante obra deverá ficar pronta entre fevereiro e março. É uma intervenção demorada porque mexe com o trânsito em vias muito movimentadas.

Já em janeiro de 2013, teremos o começo do projeto da sexta expansão do shopping, com o fechamento da área necessária para a obra. Ao longo do ano, iniciaremos o processo de comercialização de novas lojas de marcas nacionais e internacionais, ampliando o leque de opções à clientela do Iguatemi e à população como um todo. Traremos, como fizemos de outras expansões, o que há de mais moderno em arquitetura com muito conforto e um mix cuidadoso, entendendo sempre melhor o público.

Anexo

Esta expansão está sendo pensada com bastante cuidado, pois vamos anexar uma nova etapa do shopping às áreas em pleno funcionamento, integrando todas as etapas e mantendo nosso padrão de qualidade. Esta tem sido a nossa caminhada, tendo como principal parceiros os nossos colaboradores, lojistas e clientes", conclui Ilia Freitas.

Meia Sola terá novo complexo

"O ano de 2012 foi um ano de crescimento um pouco mais tímido do que o realizado em 2011 referente ao ano anterior. Ainda assim, acreditamos que são nesses momentos que surgem as melhores oportunidades e que é preciso sempre investir para continuar crescendo. Inauguramos em 2012 duas novas lojas, da franquia Schutz, um novo negócio, que têm sido bem-sucedidas desde sua abertura. Totalizamos o ano com 18 unidades, entre lojas de calçados, acessórios e cosméticos, em três estados. O Grupo Meia Sola hoje abrange as marcas: Meia Sola, Arezzo, Schutz, L´Occitane e Pop Club.

A empresária do grupo, Tane Albuquerque, destaca que o fato de Fortaleza se firmar como um polo regional tem fortalecido a economia FOTO: DIVULGAÇÃO

Projetos

Para 2013, já temos planejado para o primeiro semestre a abertura de um complexo na Avenida Dom Luís que abrangerá três marcas do grupo: Meia Sola, Arezzo e a franquia francesa L´Occitane. Com um espaço de mais de 400 metros quadrados, está localizado no centro de comércio de rua de alto padrão de Fortaleza, próximo às melhores lojas locais e nacionais. Além disso, está prevista a abertura de mais uma loja Arezzo, em local a ser divulgado em breve, já com novo layout de loja que começará a ser replicado em todas as mais de 220 lojas da marca em todo o País.

Crescimento

Acreditamos que teremos um ano positivo com crescimento da economia local. Fortaleza cada vez mais se firma como um pólo regional e os eventos esportivos dos próximos anos trarão ainda mais vigor à nossa economia. Estamos otimistas!", destaca Tane Albuquerque.

McDonald´s quer aumentar lojas

"Este ano de 2012 não foi um ano fácil. Nós tínhamos uma expectativa maior crescimento de vendas, mas nós somos sempre otimistas e queremos um pouco mais - pois temos uma base de projeção maior. De outubro para o fim do ano, tivemos uma boa melhoria. No período, sinto o comércio mais aquecido, comparando com o primeiro semestre do ano. Até então, esperamos um bom Natal.

O franqueado do McDonald´s em Fortaleza, Adolfo Bichucher, afirma que os projetos de abertura de restaurante levam cerca de dois anos FOTO: MARÍLIA CAMELO

Novas lojas

Vamos entrar 2013 na expectativa de bom crescimento. São muitos os projetos para o aumento do número de lojas, com negociações que duram cerca de dois anos. O nosso maior objetivo é o desenvolvimento das pessoas, pois cada uma dessas loja demanda entre 80 e 90 funcionários. Pensamos a médio e longo prazo, e não vemos apenas um ano específico. Nos nossos projetos, as pessoas fazem a diferença e irão ser o diferencial no desenvolvimento de equipes em 2013, com reflexos até 2015. Vários shoppings serão abertos em Fortaleza, como o Shopping Parangaba e o Shopping RioMar, e o McDonald´s estará nos empreendimentos. Planejamos mais pontos de drive thru e isso demanda tempo de preparação. Temos em Fortaleza 13 restaurantes e um em Juazeiro do Norte, somando 14 no Ceará. A expectativa é crescer de forma constante nos próximos quatro anos," observa Adolfo Bichucher.

Fonte: Negócios - Diário do Nordeste (23.12.2012)

Nenhum comentário:

Busca

Siga no Facebook