sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

FUNCEME divulga alerta de intensificação das chuvas sobre Fortaleza


"Fala do professor Wellington da Climatologia, da Universidade Estadual do Piauí, fazendo uma análise das condições atmosféricas que são fornecidas pelos nossos amigos climatologia: 
Estas inicialmente eu estou trazendo aqui três mapas de modelos internacionais diferentes. A mesma realidade, o aumento exponencial da umidade, ou seja, muita água, sendo que analisada do Oceano Atlântico para o continente para o Nordeste, sobretudo para o Estado do Piauí, formando concentrações de chuva do Norte ao Centro Norte, ou seja, impactando também de Teresina volumes consideráveis para os próximos trinta e quarenta e cinco dias, principalmente concentrados na primeira quinzena de fevereiro.
E nós acabamos de receber a informação que a Prefeitura de Fortaleza teve uma reunião pública, uma reunião divulgada com a Fundação Cearense de Metrologia FUNCEME para divulgação de um alerta de intensificação das chuvas sobre Fortaleza sobre a grande Fortaleza, a partir do final do mês de janeiro e os primeiros quinze dias de fevereiro, a FUNCEME é um órgão de qualidade com profissionais de alto gabarito e sempre agem de modo muito responsável muito cautelosa na divulgação dos seus resultados, dos seus prognósticos, das suas previsões. Para que a FUNCEME divulgue um alerta dessa magnitude é porque as condições de severidade seja as condições de Sobre a cidade de Fortaleza devem ser potencializadas no período, citado, considerando que tudo que acontece no Ceará em termos de eventos meteorológico.
Impacta o Estado do Piauí, ou seja, impacta porque está a oeste do Estado do Ceará. A gente sabe muito bem que essa umidade da zona de convergência intertropical, que está cada vez mais próximo da costa nordestina quando adentro é o Estado do Ceará, ela influencia os nossos principais corredores de umidade, o corredor litorâneo, o corredor entre Pedro Segundo e Piracuruca, o corredor Crateús que impacta a cidade de Teresina. Campos Sales que impacta a microrregião de Picos e Valenciana e esses corredores eles são alimentados por um plus de umidade que produz as nuvens de trovoada. 
Na notícia veiculada recentemente pelo Jornal O Povo, a Prefeitura de Fortaleza já se municia de todo um arsenal de medidas preventivas como: De evitar eventuais danos do excesso de chuva que pode atingir a cidade entre o final de janeiro e começo de fevereiro, é fundamental que nós formadores de opinião, líderes comunitários, gestores, fiquemos bastante atentos para o quadro de severidade que se desenha tanto Previ. Os modelos nacionais, como internacionais de concentração de chuva baseado em dois fatores fundamentais. o aumento da temperatura do Oceano Atlântico que aumenta a concentração de umidade de evaporação e, consequentemente, de luz de temporal e pela aproximação cada vez maior da zona de convergência que deve atuar diretamente sobre o Nordeste, principalmente se ela estiver mais ao sul da sua posição climatologia, quanto mais a zona de convergência descer sobre o Nordeste maiores serão intensificação de chuva e, consequentemente, maiores os riscos a que são expostos e cidadãos manteremos a cautela e a responsabilidade na divulgação dessas informações para garantir a segurança de todos."





Fonte: Áudio do Prof. Wellington Climatologia da UEPI via Whatsapp

Nenhum comentário:

Busca