quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Fortaleza concede reajuste de 12,84% a professores após paralisação

Piso dos professores será reajustado em 4,31% até agosto; em seguida, haverá novo aumento de 8,17%. Categoria reivindica aumento integral já no início do ano.

Prefeitura de Fortaleza concede reajuste de 12,84% a professores após paralisação — Foto: Alessandra Castro/SVM

Os professores da rede municipal de ensino de Fortaleza conseguiram nesta quinta-feira (6) garantir o reajuste salarial em 12,84% conforme o piso nacional da categoria. Na quarta-feira (5), os docentes iniciaram paralisação e fizeram manifestação em frente ao Paço Municipal, sede do Poder Executivo. Hoje, eles se reuniram na Câmara Municipal para cobrar o reajuste.

A definição da proposta foi mediada por representantes do Poder Legislativo, após reunião entre o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e a Prefeitura de Fortaleza, na quarta-feira.

Foi acertado que os professores receberão, até agosto deste ano, o reajuste geral dos servidores, de 4,31%. Em outubro (na data de pagamento referente a setembro), o salário será reajustado em 8,17% para totalizar a correção ao piso do magistério.

A presidente do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, afirma que a categoria manterá o estado de greve e judicializará o valor retroativo referente aos meses de janeiro a agosto.

O líder do Governo na Câmara, vereador Ésio Feitosa (PDT), ressaltou que a expectativa é de que no início da próxima semana a matéria seja encaminhada à Câmara para votação.

"Tendo em vista que há um acordo da categoria em cima da proposta da Prefeitura, acredito que a matéria será votada de forma consensual e com a celeridade necessária para que seja efetivamente garantida a conquista dos professores", disse Feitosa.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Busca